terça-feira, 2 de julho de 2019

Sobre os Moreira Salles e as expectativas da torcida

 Nós estamos vivendo a era da velocidade. Todos querem tudo no menor espaço de tempo possível. Quanto mais rápido eu chegar ao meu destino, melhor. Quanto mais rápido eu conquistar meus objetivos, melhor. Quanto mais rápida a minha tecnologia for, melhor. Quanto mais rápido o meu momento de lazer começar, melhor. Enfim, todos querem tudo para agora. Até o curto prazo, agora parece ser longo, uma eternidade.

 Esse mais rápido, precisa ser ainda mais rápido quando se trata do Botafogo. Um time que vive um jejum de grandes ídolos e grandes times a muitos anos, consequentemente tem uma torcida cada dia mais ansiosa e desejosa de conquistas. Cada vez mais, a torcida do Botafogo quer grandes e imediatos resultados, pois a espera por isso já se alonga demais. É em meio a todo esse cenário, que o torcedor do Botafogo vê nos irmãos Moreira Salles a salvação dos problemas do time do Botafogo e uma consequente volta dos grandes times.

 Desde o momento que os irmãos Moreira Salles contrataram uma auditoria independente para conhecer mais à fundo a situação do clube, os torcedores alvinegros se alvoroçaram com uma possível entrada de ambos no controle do clube. Mas, o torcedor alvinegro precisa entender que os irmãos Moreira Salles não seriam os salvadores da pátria imediatos que todos imaginam. A expectativa de todos é: os irmãos Moreira Salles assumem o clube, colocam seu dinheiro, e a partir daí tudo resolvido. O Botafogo contratará bons jogadores e voltará a disputar títulos. Tudo muito bonito, mas a realidade é a seguinte: os irmãos Moreira Salles nunca disseram nada do tipo. Eles querem, imagino eu, algum dia tentar ajudar administrativamente o clube, da forma mais profissional possível, realizando um projeto de longo prazo, sem imediatismos. Se colocariam seu próprio dinheiro, não podemos afirmar, mas a chance do clube ter uma gestão muito mais profissional e entrar nos eixos seria muito grande.

 Tudo isso, seria parte de um trabalho visando resultados no longo prazo, prazo esse que seria muito mais longo do que a torcida do Botafogo idealiza no momento. Além disso, um futuro projeto desse tipo, dependeria e muito de um apoio maior da torcida do Botafogo. Nenhum clube consegue ser viável financeiramente no longo prazo, sem rendas constantes de seu estádio, sem um alto número de sócios-torcedores, e sem a compra de produtos oficiais do clube. Mesmo que algum montante de dinheiro fosse injetado no clube (o que voltamos a ressaltar, nunca foi afirmado), a participação ativa do torcedor, seria essencial.

 Como vimos, teria que haver um esforço conjunto de todos os lados, administradores e torcedores, e é bom salientar que seria um esforço de longo prazo. Não há milagre quando se trata de dinheiro e (ressaltamos novamente) uma solução imediata não seria uma realidade. Seria preciso paciência, coisa que muitos teriam, mas não tenho certeza se a maioria teria. Mas uma coisa é certa: provavelmente valeria muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário