quarta-feira, 20 de março de 2019

MAIS MEIO-CAMPISTAS, POR QUÊ NÃO?

 Houve uma época no começo dos anos 2000, que o esquema 4-4-2 era o mais utilizado pelos times brasileiros. Após essa fase, o 3-5-2 foi muito utilizado, muitas vezes variando até para um 3-6-1. Depois dessa fase de muitos zagueiros, veio o 4-2-3-1, que durou algum tempo como o esquema da moda e que em seguida se transformou no 4-3-3 dos dias atuais. Hoje, oito em cada dez times usam esse esquema de jogo, e o Botafogo não foge a "regra" da atualidade, mas como vimos, esquemas mudam ao longo do tempo.

 Agora, o Botafogo tem no elenco, muitos jogadores de meio-campo com qualidade para serem titulares. Jean, Gustavo Bochecha, Alex Santana, Cícero, Gustavo Ferrareis, Leonardo Valencia (para aqueles que ainda acreditam nele) e Diego Souza (meio-campo sempre foi a real posição dele durante a carreira). Enquanto isso, o Botafogo tem em seu elenco, um atacante apenas, em quem se pode confiar e considerar titular, Erik. Dito tudo isto, porque não tentar mudar esse esquema tático? Zé Ricardo poderia tentar sair do lugar comum, que diga-se de passagem, não está dando tão certo no Botafogo, e tentar mudar os padrões, ao menos no glorioso.

 Esse que vos escreve, não acha que o Zé Ricardo será o técnico que irá revolucionar o futebol no país, mas o técnico do Botafogo tem muitas peças para o meio-campo, deveria ao menos tentar explorar o quê de melhor esses jogadores podem dar, escalando-os em suas posições de origem e utilizando mais deles no time titular. Além do mais, um time jogando diferente dos demais, poderia ser um diferencial do Botafogo, que daria mais dificuldade as marcações rivais, que já estão acostumadas a defender contra um só esquema na maioria das vezes. Além disso, um setor de meio-campo com quatro (ou quem sabe até cinco) jogadores da posição, certamente venceria a batalha no setor e melhoraria a questão da posse de bola, algo muito deficiente no Botafogo.

 Poderia haver também, o ganho de qualidade na ligação com o ataque. Faz muito tempo que o Botafogo tem jogado na base do chutão e do cruzamento para a área. Com tanta qualidade no meio-campo, não seria estranho se caso isso melhorasse muito e resolvesse um dos problemas do ataque que são as poucas bolas que chegam em condição realmente boa de finalização.

 Ao que parece, esse elenco foi montado sem um mínimo de planejamento do que a comissão técnica desejava para 2019. Foram contratados muitos meio-campistas, mesmo sabendo-se que Zé Ricardo utiliza um esquema com apenas três jogadores no setor, enquanto isso, o ataque não teve contratações. Resta ao técnico, fazer o que de melhor puder, mesmo que isso represente sair de sua propria zona de conforto, ou seja, mudar o esquema, por outro que melhor aproveite todo o talento e potencial que esses jogadores de meio-campo tem.

 É isso, ou continuar no esquema com três atacantes, em detrimento de uma melhor qualidade no meio-campo. Pensando bem, nem deve ser tão difícil de se escolher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário