quarta-feira, 27 de março de 2019

Zé Ricardo já deu!

 Na vida em geral, tudo tem seu ciclo. As vezes mais longo, outras vezes mais curto, mas sempre há um início, meio e fim em tudo na vida. No futebol não é diferente e na grande maioria das vezes, os ciclos são bem curtos, quando o assunto é tempo de duração dos trabalhos dos técnicos de futebol.

 Falando em ciclos, o trabalho do técnico Zé Ricardo no Botafogo parece estar no fim do ciclo. Talvez enquanto você lê essas linhas, Zé Ricardo já tenha sido demitido, mas se não foi ainda, um grande erro está sendo cometido. Após a péssima campanha no estadual e a falta de padrão de jogo do time do Botafogo nesse início de temporada, está mais do que claro, que Zé Ricardo está completamente sem saber que rumo tomar com esse elenco do Botafogo.

 Por mais que se questione:"manda ele embora e coloca quem no lugar?", uma mudança nesse momento é muito necessária. Pior do que tentar uma mudança no meio da temporada, é ficar inerte a tudo que está errado no time do Botafogo. Nesses meses com Zé Ricardo, o time teve muitas mudanças em suas escalações e mesmo assim pouco coisa deu realmente certo. O técnico parece não reconhecer que o ataque é a posição mais carente do elenco, enquanto o meio-campo, a posição com mais qualidade e segue insistindo com o esquema com três atacantes. Há também, a questão da unilateralidade do time. O Botafogo, mesmo com bons jogadores no meio-campo, segue abusando da ligação direta defesa-ataque e dos cruzamentos para a área, que na grande maioria das vezes não dão resultado. O meio-campo, praticamente não tem função no esquema de Zé Ricardo e muitas vezes vemos buracos no setor, o que prejudica não só o ataque, mas também a defesa, que tem ficado muito exposta.

 Muito se fala sobre a continuidade dos técnicos em seus cargos e a importância de se mantêr um trabalho de longo prazo, mas mandar o técnico embora, é a solução mais plausível no momento. Acredito, por tudo citado no texto, que o tempo de Zé Ricardo no Botafogo se esgotou. Uma mudança de ares será boa para ambos os lados. Melhor trocar o técnico agora, que teremos um mês quase sem jogos, do que depois, com o Brasileirão já em andamento. Ficarão os questionamentos de quem trazer para seu lugar, mas isso é papo para o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário